Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Funk > Rock?

Vi, nesse 13/07, algumas pessoas dizerem isso...Funk > Rock, Hip Hop > Rock...
De que Funk e Rock será que estão falando?

Explico.

A origem musical das de ambos é a mesma. Música negra.
Ambos tiveram suas origens na mesma fonte, seguindo por caminhos musicais diferentes e tornando-se vertentes diferentes de uma mesma coisa. Ambas músicas para ouvir, dançar, cantar e se divertir. Só.
O que veio depois é que modificou o destino dos dois.

O Rock só criou suas características anárquicas quando o branco decidiu ignorar a etiqueta, as regras e, principalmente, o racismo, e se juntou aos negros pra curtir a vida, ser feliz longe de regras impostas por uma sociedade falsa. Falida.


Então, a que Funk e Rock se referem?


São irmãs. Nascidas da mesma mãe e possuidoras dos mesmos fundamentos básicos.


A grande diferença?


Musica.

A musicalidade do Rock 'n' Roll mudou muito e continua mudando, talvez por ter sido mais influenciada pelos brancos do que o Funk. E, se o pessoal resumiu Rock e Funk em música para compará-los.

Sinto muito.

Sem mais, escuta, estuda, viaja...e que o Rhythm and Blues esteja com vocês.
                                                                                  (Acompanha livro com tablaturas é demais...)

Um comentário:

  1. O funk que nós do Rock nos referimos é aquela coisa imunda que sai dos intestinos do Rio de Janeiro pregando a banalização da criminalidade, da violência, da promiscuidade e desvalorização total às mulheres. Viaje para outros países e ouvirá dizer muito sobre o Brasil ser exportador de prostitutas, que aqui tudo é liberado, com turismo químico e sexual. O Funk de James Brown é o Soul, o Mottawn, música de raízes negras bem alaboradas com muito swing e metais. Nós do Rock gostamos sim de Funk legítimo e este estilo não tem sequer um pouco de semelhança com o que está rolando nos celulares Xing-Ling e poderosos sons automotivos.

    ResponderExcluir